Resiliência na reabilitação psicossocial da dependência e codependencia química

Imagem

Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim.

É a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

Podemos utilizar as teorias da personalidade resiliente na reabilitação do dependente químico e seus familiares, para isso foi desenvolvido 9 características marcantes numa pessoa resiliente:

RESILIÊNCIA EM NOVE PASSOS

•1 Auto eficácia.
•2 Competência Social.
•3 Empatia.
•4 Flexibilidade.
•5 Tenacidade.
•6 Solução de Problemas.
•7 Produtividade.
•8 Temperança.
•9 Otimismo.

1 Auto eficácia

Crença na própria capacidade de organizar e executar ações requeridas para produzir resultados desejados.

Associada à autoconfiança, transforma-se em “combustível” para a proatividade e para a solução de problemas

2 Competência Social

Capacidade de ir em busca de apoio externo em momentos de estresse. Engloba tanto a abertura para receber apoio quanto a busca proativa de ajuda.

3 Empatia

Habilidade promotora tanto da competência social quanto da solução de problemas. significa colocar-se no lugar do outro, compreender a pessoa a partir do quadro de referência dela.

4 Flexibilidade
Está relacionada à maior tolerância à ambiguidade e à maior criatividade. o pessimismo faz com que o indivíduo de baixa resiliência insista teimosamente em atitudes pouco efetivas. Já o resiliente, em oposição, é flexível. Pensa em opções, age e, se a ação não é efetiva, escolhe outra opção e persiste.
5 Tenacidade
Trata-se da persistência e da capacidade de aguentar situações incômodas ou adversas.
6 Solução de Problemas
Característica dos agentes de mudança, indivíduos preparados para diagnosticar problemas, planejar soluções e agir, sem perder o controle das emoções. Atitude que mobiliza para a ação.
7 Produtividade
Está associada a desafios, a conviver com incertezas e ambiguidades. Refere-se à propensão a agir e à busca de soluções novas. Reativos tendem a esperar pelos impactos de adversidades; proativos tomam iniciativas.
8 Temperança
•Está associada ao controle da impulsividade e da raiva. Significa maior capacidade de regular emoções, mantendo a serenidade em situações difíceis.
9 Otimismo
Na escala de resiliência, o otimismo é uma competência resultante da união de três outras: a competência social, a proatividade e a autoeficácia.

A teoria diz que resiliência é a capacidade do indivíduo em tomar uma decisão quando tem a chance de tomar uma atitude que é correta, e ao mesmo tempo tem medo do que isso possa ocasionar, e esse sentimento é quando a pessoa mostrar se sabe, ou não, lidar sob pressão.

* Este texto foi um resumo da apresentação em power point, realizado por Júlio César Fazoli, conselheiro em dependência química pela Escola Paulista de Medicina e formando em pedagogia.     julio@desafio.org.br

O que é o Desafio Jovem Itatiba?


O Centro de Prevenção e Reabilitação de Vidas de Itatiba – Desafio Jovem é uma ONG – Organização não Governamental , fundada em 22/08/1997.

É relevante a nossa atuação na prevenção, tratamento e reinserção social do dependente químico e de sua família.

O CPRVI – Desafio Jovem mantém uma comunidade terapêutica que encontra-se apenas 15 minutos do centro da cidade, em 5 hectares na região rural. Com a combinação de belos montes, privilegiado pela natureza, alojamento confortável e programa bem sucedido, “acreditamos que os jovens e adultos serão, habilitados a mudar e viver a vida ao máximo”.

http://www.desafio.org.br

http://www.facebook.com/desafioitatiba

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s